Page Nav

HIDE

Grid

GRID_STYLE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Ajude a proteger os Elefantes | Espécies Prioritárias | WWF.org

Tradução do site wwf.panda.org.   Conheça aqui o artigo original . Uma vez comum em toda a África e Ásia, o número de elefantes cai...

Tradução do site wwf.panda.org. Conheça aqui o artigo original.



Uma vez comum em toda a África e Ásia, o número de elefantes caiu drasticamente nos séculos 19 e 20, em grande parte devido ao comércio de marfim e perda de habitat. Enquanto algumas populações estão agora estáveis, a caça furtiva, o conflito entre humanos e animais selvagens e a destruição do habitat continuam a ameaçar a espécie.


Instantaneamente reconhecido em todo o mundo graças a seus troncos e presas, os elefantes são os maiores animais terrestres do mundo. Os elefantes africanos são os maiores do grupo, pesando até 6 toneladas, enquanto os elefantes asiáticos menores ainda podem inclinar a balança para 5 toneladas.

Os elefantes fêmeas são animais sociais, vivendo nos rebanhos com seus parentes. Os machos geralmente vivem sozinhos, mas às vezes formam pequenos grupos com outros machos. Todos os elefantes precisam de muito espaço, por vezes passeando por áreas incríveis para encontrar comida e água suficientes para sustenta-los.

Mas seus habitats estão diminuindo! O habitat do elefante africano diminuiu mais de 50% desde 1979, enquanto os elefantes asiáticos estão agora restritos a apenas 15% da sua área original.

Acrescente ao crescente conflito entre humanos e animais selvagens e ao aumento da caça ilegal de marfim nos últimos anos e é fácil ver por que os elefantes estão sob ameaça.


Populações de elefantes

Embora algumas populações de elefantes africanos estejam seguras e se expandam, principalmente na África Austral, continuam a descer em outras áreas, particularmente na África Central e em partes da África Oriental. Com uma estimativa de 415.000 elefantes deixados no continente, a espécie é considerada vulnerável, embora certas populações estão sendo caçadas para a extinção.

Os números de elefantes asiáticos caíram pelo menos 50% nas últimas três gerações, e eles ainda estão em declínio hoje. Com apenas 40.000-50.000 esquerda na natureza, a espécie é classificada como ameaçada.

E é fundamental para conservar os elefantes africanos e asiáticos, uma vez que desempenham um papel tão vital em seus ecossistemas, bem como contribuir para o turismo e os rendimentos da comunidade em muitas áreas.

Assim, ajudando a proteger os elefantes, estamos ajudando a conservar seu habitat, apoiando as comunidades locais e assegurando que os recursos naturais estejam disponíveis para as gerações vindouras.

O que a WWF está a fazer?

As ameaças que enfrentam os elefantes na Ásia e na África são variadas e complexas, desde a caça ilegal até a perda de habitat e o conflito entre humanos e animais selvagens.
O WWF trabalha para conservar os elefantes de ambos os continentes através de programas específicos que visam melhorar a proteção e o manejo dos elefantes, fortalecer a capacidade dentro dos estados de alcance, mitigar o conflito entre humanos e elefantes e reduzir a caça ilegal e o comércio ilegal de marfim.


O que podemos fazer?

Não compre produtos de marfim. O comércio ilegal de marfim é uma das maiores ameaças para os elefantes hoje.
 
Compre e use óleo de palma sustentável. Ao comprar óleo de palma sustentável certificado, comerciantes e fabricantes podem ajudar a limitar a conversão do habitat de elefantes asiáticos em plantações de cocos. Os consumidores podem ajudar exigindo que os produtos contenham apenas óleo de palma sustentável. 
 
Doe ao WWF para ajudar a apoiar o nosso trabalho de conservação de elefantes.

Sem comentários

Obrigado pelo seu comentário!