Tradução do site wwf.panda.org. Conheça aqui o artigo original . Os Cangurus-arborícola, pertencentes à família Macropodidae, adapta...
Os Cangurus-arborícola, pertencentes à família Macropodidae, adaptaram-se à vida nas árvores. A perda de habitat e a caça descontrolada forçaram muitas espécies para perto da extinção.
Um canguru-arborícola trepador?
Descrição física
Ao contrário de seus primos próximos, os braços e as pernas do canguru-arborícola são do mesmo comprimento. Cangurus-arborícola, também têm membros mais forte para ajudar a trepar as arvores onde habitam.
Tamanho
Comprimento: 41-77cm
Comprimento da cauda: 40-87cm
Peso: até 14,5 kg
Habitat
Área de distribuição:
Indonésia, Papua-Nova Guiné e Austrália.
Distribuição populacional
Os Cangurus-arborícola, sofreram com a perda do habitat, e muitas espécies sofreram reduções severas no numero das suas populações. O Cangurus-arborícola Wondiwoi, está em perigo crítico (possivelmente extinto) com apenas 50 indivíduos restantes. Da mesma forma, o Dingiso criticamente ameaçado, sofreu um declínio populacional superior a 80% nos últimos 30 anos.
Dieta
Habitando nas árvores, o canguru-arborícola, come principalmente folhas e frutas, embora também colectam frutas que caíram no chão. Alimentam-se de grãos, flores, seiva, ovos, aves jovens e até cascas.
Quais são as principais ameaças?
As ameaças principais que enfrentam espécies de canguru de árvore são caça e perda de habitat.
Os cangurus das árvores foram caçados para o alimento pelas comunidades indígenas através de sua escala. Para um número de espécies, este fator sozinho contribuiu a um declínio afiado no número da população.
A perda e a degradação do habitat significa que muitas espécies habitam agora em uma escala restrita. O habitat foi removido para a extracção madeireira, a produção madeireira ou a produção de café, arroz ou trigo. Esta perda de habitat também pode expor cangurus de árvores à predação por cães domésticos.
O que a WWF está a fazer para ajudar?
1. A luta do WWF para garantir que os cangurus de árvores não se tornem extintos se concentra nas seguintes acções:
2. Redução do desmantelamento e perda de habitat causada pela exploração madeireira ilegal, incluindo o apoio a madeira certificada FSC e produtos de madeira.
3. Sensibilização para a perda de habitat e os efeitos da caça
4. Promoção e gestão de áreas protegidas
5. Reduzir a caça ilegal através de programas como TRAFFIC
O WWF trabalha em estreita colaboração com o Departamento de Ambiente e Conservação (DEC) da PNG no seu quadro de planeamento nacional para a estratégia e planeamento de acções em matéria de biodiversidade, assegurando os recursos necessários para implementar programas de protecção e utilização sustentável. Os projectos específicos incluem:
- Programa Florestal Papua Nova Guiné
Como você pode ajudar?
1. Apoie os esforços da WWF para preservar o habitat dos cangurus - somente compre madeira ou produtos de madeira provenientes de florestas adequadamente manejadas e sustentáveis certificadas pelo Forest Stewardship Council (FSC).
2. Espalhe a palavra! Clique no botão para compartilhar essas informações com outras pessoas!
Sem comentários
Obrigado pelo seu comentário!