Cangurus desesperados e famintos, sem encontrar alimento disponível, estão recorrendo aos restos dos demais cangurus mortos para matar a ...
Cangurus desesperados e famintos, sem encontrar alimento disponível, estão recorrendo aos restos dos demais cangurus mortos para matar a sua fome.
Especialistas acreditam que a seca prolongada levou à morte em massa dos marsupiais no sul da Austrália.
O ecologista independente John Read disse à ABC que houve um “grande declínio” da população de cangurus durante o ano passado.
“Na Austrália central, milhões de cangurus morreram de fome e as pessoas assistaram às mortes nas estradas e em campos abertos”, disse Read.
Katherine Moseby, ecologista da Universidade de New South Wales, na Austrália disse que, enquanto trabalhava em zonas áridas e em Flinders Ranges, viu cangurus a procurar desesperadamente por comida: “Víamos eles a entrar nos banheiros públicos e a comer o papel higiênico”, disse Moseby.
A ecologista conta preocupada: “Estamos até a testemunhar eles a comer as entranhas de cangurus mortos na beira da estrada, tentando obter alguma nutrição dos cadáveres. Foi realmente uma cena perturbadora e horrível de assistir”.
Read disse que acácias, pinheiros e sândalos também estavam a morrer devido à onda de calor acima do comum no sul da Austrália.
Ela disse que foi “chocante” saber que as acácias – árvores que viveram por centenas de anos – estavam a morrer. Apesar das mortes de cangurus nos estados do leste, os números no oeste da Austrália cresceram.
A Austrália Ocidental não está a enfrentar as mesmas condições de seca que as experimentadas em outros lugares do país.