Todos os anos, milhares de animais selvagens são capturados e retirados dos seus habitats para alimentar um negocio obscuro. Na maio...
Todos os anos, milhares de animais selvagens são capturados e retirados dos seus habitats para alimentar um negocio obscuro. Na maior parte das vezes o humanos os matem em locais com condições que estão longe de satisfazer as necessidades dos animais. Muitas vezes, esses animais apresentam comportamentos diferentes do que os seus donos preferiam e acabam por solta-los. Por vezes a milhares de quilómetros dos seus habitats e em condições climatéricas diferentes.
A libertação desses animais pode provocar problemas de fauna, flora e ate mesmo de saúde pública.
Os animais selvagens encontrados em casas de particulares podem ser autóctones ( animais selvagens da nossa fauna ) ou exóticos ( originários de outros países ).
Animais Autóctones
Em Portugal a captura e a posse de animais autóctones é ilegal, no entanto são inúmeras as pessoas que apanham ovos de ninhos ou colocam armadilhas para apanhar aves. Também ocorre a captura de mamíferos quando juvenis, como por exemplo de raposas, genetas ou furões.Se por acaso encontrar um animal selvagem que precise de resgate, ou se souber de alguém que tem estes animais em cativeiro, por favor denuncie às autoridades competentes (SEPNA, ICNF).
Animais Exóticos
Os animais exóticos são animais selvagens que não pertencem à nossa fauna. Grande parte destes animais não é permitida a sua venda e posse em Portugal (e.g., primatas, grandes felinos, ursos, e outros animais perigosos - consultar legislação abaixo), enquanto que outros podem ser adquiridos legalmente.
No entanto, é importante salientar que mesmo que obtenha um animal exótico legalmente, a manutenção da sua qualidade de vida é quase sempre mais exigente do que a de um animal de estimação.
Os animais exóticos necessitam de uma alimentação adaptada à sua espécie, de um acompanhamento veterinário especializado, que lhes seja oferecido um ambiente para viver com as condições semelhantes ao seu habitat natural para que possam concretizar os comportamentos típicos da espécie, ou seja, que o local onde habitam seja tenha enriquecimento ambiental proporcionando uma boa estimulação física e mental.
A venda legal de espécies de animais exóticos em Portugal deve ser feita através de criadores credenciados para o efeito. Embora esta devesse ser a única forma de adquirir um animal exótico, a procura por estes animais faz inevitavelmente subir a procura no mercado negro, que por sua vez é alimentado por um negócio onde os animais são criados em condições deploráveis, ou são retirados do seu habitat natural.
Se souber de alguém que tem um animal ilegal por favor não compactue - denuncie! Se não sabe como o fazer veja aqui.
Se não sabe que animais exóticos a legislação portuguesa permite ou não ter, verifique nos links abaixo!
Legislação portuguesa sobre a posse de animais autóctones e exóticos
- Lista de Espécies de cujos espécimes vivos, bem como dos híbridos deles resultantes, é proibida a detenção (CITES) - Portaria n.º 1226/2009, D.R. n.º 197, Série I
- Decreto-Lei que proíbe a captura e manutenção de fauna autóctone - Decreto-Lei n.º 140/99, de 24 de Abril
Fonte: garraselvagem.org
Sem comentários
Obrigado pelo seu comentário!