Page Nav

HIDE

Grid

GRID_STYLE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Petição | Não asfaltem a floresta dos elefantes!

Os elefantes-pigmeus-de-bornéu precisam de uma floresta protegida ( © David Irving ) Ao longo do Rio Kinabatangan ainda vive...

Dois elefantes-pigmeus em Bornéu
Os elefantes-pigmeus-de-bornéu precisam de uma floresta protegida ( © David Irving )
Ao longo do Rio Kinabatangan ainda vivem quase 350 elefantes-pigmeus. O governo da Malásia quer construir uma ponte pelo meio de uma área protegida e asfaltar uma existente estrada de terra. Assim o habitat dos animais é cortado. Para proteger os elefantes, o projeto não deve ser realizado.



“Essa estrada seria a sentença de morte para os elefantes.” O biólogo Raymond Alfred adverte para o projeto rodoviário no Estado de Sabah. Ele tinha escrito a sua tese de doutorado sobre os elefantes-pigmeus em Bornéu e teme que o rebanho seja concentrado numa área demasiado pequena. “Os animais enlouquecerão e invadirão as aldeias e plantações.” Possivelmente com consequências letais.

Já hoje em dia, o paraíso à beira do Kinabatangan – onde calaus voam, orangotangos e macacos-narigudos trepam as árvores e elefantes caminham pelo mato – está ameaçado. Lenhadores extraem árvores de forma ilegal, plantações de dendezeiros aproximam-se e a movimentada estrada nacional 13 corta a área protegida.

Perto da aldeia de Sukau a natureza ainda está protegida de forma melhor. Somente um pequeno barco leva os passageiros e veículos à margem oriental do rio. Ali a empresa de óleo de palma IOI possui plantações que, até agora, estão exclusivamente acessíveis por uma simples estrada de terra. O volume de tráfego é baixo. Assim, os animais podem atravessar a estrada nas suas migrações sem entraves. Especialistas temem que a estrada, uma vez ampliada, se torne um obstáculo inultrapassável.

Defensores da construção prometem um desenvolvimento econômico, críticos advertem para desvantagens para a população local. Em todo o mundo, estradas representam uma grande ameaça para florestas. Elas possibilitam um acesso a lenhadores, caçadores furtivos e garimpeiros e causam uma fragmentação de espaços vitais.

O projeto no Kinabatangan contraria completamente o Sabah Elephant Action Plan do ministério do meio ambiente. Segundo esse plano, não devem ser construídas nenhumas pontes ou estradas no terreno dos elefantes.

Por favor, ajudem a evitar grandes danos aos elefantes-pigmeus e à natureza em Sabah e assinem a nossa petição.

Assinem a Petição

Sem comentários

Obrigado pelo seu comentário!