Os elefantes não têm como defender-se das armas dos caçadores furtivos (© Public Domain) Os elefantes da África lutam pela sua própria ...
Os elefantes não têm como defender-se das armas dos caçadores furtivos (© Public Domain) |
Os elefantes da África lutam pela sua própria sobrevivência. Cada 15 minutos caçadores furtivos matam um desses gigantes. A protecção tem que ser reforçada. Mas a União Europeia rejeita uma proibição absoluta do comércio com marfim. Exijam que a UE que não se torne uma servente da caça furtiva.
As savanas e florestas da África sem elefantes: este cenário horrível poderia tornar-se uma realidade daqui a dez anos, se a caça furtiva continuar de forma inalterada.
Por isso, 29 Estados africanos, nos quais vivem elefantes, estão desenvolvendo juntamente uma proibição absoluta do comércio com marfim. Isto é a única opção para pôr fim à caça furtiva. Até os importadores principais, os EUA e a China, apoiam o projeto. Mas a União Europeia rejeita uma proibição total!
Em vez disso, na próxima conferência internacional para a proteção de espécies ameaçados em Setembro, a Europa quer alcançar que a África do Sul, o Botsuana, o Zimbabwe e a Namíbia possam gerir as suas populações de elefantes de forma “sustentável”. Assim, a UE impediria uma proteção mais rigorosa. Para o diretor da organização Wildlife Authority no Uganda Andrew Seguya, o comportamento da UE significa o início da extinção dos elefantes africanos.
Apesar de uma ampla proibição do comércio internacional com marfim desde 1989, cada 15 minutos um elefante é morto por caçadores furtivos. Consequentemente, os regulamentos atuais têm que ser reforçados urgentemente, não devem tolerar exceções e têm que incluir o comércio interno dos países. Porém, o comissário do meio ambiente da UE Karmenu Vella afirma que existam “critérios científicos” que se oponham a uma proibição total.
Ao mesmo tempo, dados dos anos 1999 e 2008 mostram que a caça furtiva aumenta drasticamente mesmo quando somente poucos Estados estarem autorizados a vender marfim. Nesses casos, grupos criminosos inundam o mercado legal com marfim ilegal e matam cada elefante que podem encontrar.
Por favor, exijam da União Europeia que apoie uma proibição absoluta do comércio com marfim. A UE não se deve tornar uma servente da caça furtiva.
Esta petição é da autoria do site SalveaSelva.org
Não se esqueça de partilhar esta petição nas suas redes sociais utilizando os botões abaixo! :)
Sem comentários
Obrigado pelo seu comentário!