Page Nav

HIDE

Grid

GRID_STYLE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Feios de mais para proteger? | Acção EDDA

FOTOGRAFIA: WIKIMEDIA COMMONS Seria expectável, que numa sociedade com elevados padrões de beleza, os animais mais feios fossem esquec...

Condor-da-califórnia (Gymnogyps californianus)
FOTOGRAFIA: WIKIMEDIA COMMONS

Seria expectável, que numa sociedade com elevados padrões de beleza, os animais mais feios fossem esquecidos e ignorados. Infelizmente, isso está a extinguir animais tão particularmente espectaculares que está a deixar uma enorme marca na biodiversidade actual.

Os pandas e os tigres na terra, as baleias e os golfinhos no oceano, são exemplos de animais deslumbrantes que amamos, e nos fazem sentir mal pela seu estado de conservação.

Este comportamento de amor por uns e repulsa por outros, tem uma explicação evolutiva. Era importante para a sobrevivência, reagirmos diferentes em relação a um coelho e um escorpião.

Mas os tempos mudaram, evoluímos, e é por isso, crucial saber diferenciar as coisas. Um animal fofo como o panda, consegue cerca de 500 vezes mais fundos para a sua protecção do que uma salamandra. Isso tem que mudar!

A nossa tendência para salvar as espécies mais bonitas, estará muito provavelmente a condenar os outros animais ao desaparecimento. Como justificaria a outra pessoa que, perante duas pessoas em apuros, socorreu apenas a mais atraente?

Animais em Perigo de Extinção e Formas de os Ajudar:


Peixe Bolha:

Peixe-bolha (Psychrolutes marcidus)


Com uma cara que dá pena, o peixe bolha é um bizarro habitante das profundezas dos oceanos nas costas da Austrália e da Tasmânia. Como o seu corpo gelatinoso é menos denso que a água, ele consegue flutuar acima do solo marinho sem ter de se esforçar a nadar. Com a sua famosa cara tristonha, que dá pena, o peixe-bolha tem razões para estar descontente com a vida: está ameaçado de extinção por ser apanhado por engano nas redes pesqueiras. Ninguém o come, não tem valor comercial, por isso é devolvido à água… morto.

Formas de Ajudar: 

  • Pressione os governos a adoptar leis que defendam estes animais, aproibindo a pesca por arrasto.
Acari


Acari (Cacajao calvus)
FOTOGRAFIA: KEVIN O’CONNELL

O acari (Cacajao calvus), também chamado uacari-branco ou macaco-inglês, é um macaco do Novo Mundo nativo da Amazónia brasileira. A face e as orelhas, além de não terem qualquer pêlo, são pouco pigmentadas e têm muitos capilares perto da superfície. Quem não conhecer a espécie pode facilmente pensar que o animal foi queimado ou esfolado na face, quando na verdade, a cor vermelha é um sinal de boa saúde. A caça e a perda de habitat levaram as populações de acari a decrescer 30% nos últimos 30 anos, aumentando o seu risco de extinção.

Formas de Ajudar: 
  • Ajude organizações de defesa destes animais ( IUCN)

Sapo-roxo


Sapo-roxo (Nasikabatrachus sahyadrensis)
FOTOGRAFIA: KARTHICKBALA / VIA WIKIMEDIA COMMONS

O sapo-roxo (Nasikabatrachus sahyadrensis) foi descoberto apenas em 2003 e é considerado o “celacanto dos sapos”, ou seja um fóssil vivo. A sua origem remonta há mais de 100 milhões de anos, quando a Índia, as Seicheles e o Madagáscar formavam uma única massa de terra. Atualmente é encontrado nas Gates Ocidentais, na Índia e é nas Seicheles que habita o seu parente mais próximo. O sapo-roxo tem um corpo robusto e arredondado, com um nariz pontiagudo que lhe confere uma aparência bastante original.

Formas de Ajudar: 
  • Ajude organizações de defesa destes animais ( IUCN)
Estes são apenas alguns animais de uma enorme lista. Pode conhecer e ajudar todos visitando o site International Union for Conservation of Nature and Natural Resources ( IUCN ) 

Fontes: https://www.mundodosanimais.pt/ http://www.iucnredlist.org/

Sem comentários

Obrigado pelo seu comentário!