Aconteceu na passada quarta-feira, dia 24 de abril. Um bovino tentou escapar durante o embarque no porto de Setúbal, protagonizando uma cor...
Aconteceu na passada quarta-feira, dia 24 de abril. Um bovino tentou escapar durante o embarque no porto de Setúbal, protagonizando uma corrida de cerca de uma hora.
A situação é denunciada pela Plataforma Anti-Transporte de Animais Vivos (PATAV) e pela Setubal Animal Save - Stop Live Exports, entidades que têm vindo a alertar para as condições em que estes animais são transportados essencialmente para o Israel, durante viagens que demoram dias a fio.
Israel era, aliás, o destino deste animal que, chegado àquele país, só teria um destino: o matadouro.
"Conseguiram apanhá-lo, depois de o encurralarem, depois de ele ter tentado voltar para o camião de onde saiu, onde se sentia um pouco mais seguro porque tinha o seu cheiro e o cheiro dos seus amigos. Foi um apenas, que fugiu, mas foram milhares os que foram hoje embarcados, tal como são todas as semanas, em Portugal e pelo mundo fora", lamenta a Setúbal Animal Save.
De recordar que quer o Bloco de Esquerda, quer os Verdes e o PAN já apresentaram projetos de lei com o objetivo de regulamentar o transporte marítimo de animais vivos, com o propósito de acabar com a violência a que os animais são sujeitos durante as viagens.