Page Nav

HIDE

Grid

GRID_STYLE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Lobo-vermelho: a luta para salvar um dos animais mais raros do planeta

Tentando localizar um dos animais mais raros do planeta, o cientista do governo americano Joe Madison apontou uma antiquada antena de ras...


Tentando localizar um dos animais mais raros do planeta, o cientista do governo americano Joe Madison apontou uma antiquada antena de rastreamento VHF em um emaranhado de densa vegetação, e girou alguns mostradores no receptor. Um lobo-vermelho, a julgar pelos bips, estava na vizinhança, mas bem escondido.


Você ouviu aquele bip? É um lobo vermelho macho com 6 anos de idade.”, disse Madison, o coordenador do programa de lobos-vermelhos do Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos EUA (FWS). 

Avistamentos de lobos-vermelhos são incomuns não apenas devido à sua natureza ilusória, mas também à sua população em queda livre. Apenas cerca de 30 exemplares permanecem em estado selvagem, num canto na Carolina do Norte, com 18 deles equipados com colares de rádio que Madison tenta capturar com a sua antena.

Uma avaliação do FWS em 2016, alertou que o pequeno numero de lobos selvagens na natureza pode desaparecer completamente dentro de oito anos. O cenário é agora ainda mais sombrio. "Já estamos muito à frente de onde essa projeção foi", disse Madison. “Se continuarmos na trajetória atual, não demorará muito até que percamos a população. Na verdade, estamos reduzidos a um par reprodutor conhecido. ”

Confrontado com a oposição endurecida à presença dos lobos de alguns proprietários de terras próximas, o FWS foi gradualmente recuando. Libertações de filhotes em cativeiro pararam, assim como a esterilização de coiotes invasores para evitar a hibridização.

Em junho, o governo Trump divulgou um plano, que diminuaria a área protegida dos lobos vermelhos e permitiria que as pessoas atirassem nas espécies sem repercussões em terras privadas. Grupos conservacionistas argumentam que esse plano vai acabar com o lobo vermelho, mas admitem levar o caso aos tribunais.

"A impressão que temos, é que a Fish and Wildlife se cansou de tentar salvar espécies controversas como os lobos", disse Ron Sutherland, especialista em ecologia da Wildlands Network. "Eles não têm orçamento nem apoio do Congresso. É mais fácil deixar o número de lobos-vermelhos declinar até a um ponto sem retorno. Isso não foi uma coisa iniciada por Trump, mas Trump certamente poderia acabar com isso. ”



Fonte: The Guardian
Fotografia: Salwan Georges/The Washington Post/Getty Images

Sem comentários

Obrigado pelo seu comentário!